segunda-feira, maio 08, 2006

Mafalda e sua primeira viagem

Sim, amigos, seu nome é Mafalda. Nossa filha tartaruguinha finalmente ganhou um nome: Mafalda. Homenagem à querida personagem do Quino e a mim, que desde que morei em Buenos Aires sou apaixonada por aquela baixinha mal-humorada, sarcástica e bem debochada. Ela só não se parece mais comigo, porque não costumo a acordar com o cabelo tão despenteado como o dela.

Sua primeira viagem foi para São Francisco do Sul e esquecemos de perguntar se a pousada aceitava animais, mas levando em consideração ao tamanho da Mafalda, realmente, não achamos necessário. Tínhamos que levá-la conosco, porque era feriado prolongado e mesmo sabendo que ela pode ficar um dia sem se alimentar, achamos uma injustiça com a pequena: sozinha em casa e quase três dias sem comer. Decidimos levá-la e com isso tínhamos algumas providências a tomar: achar um lugar apropriado para a sua locomoção e não esquecer da ração e do documento que precisamos sempre carregar para a polícia não achar que estamos com um animal ilegal ou fazendo algum tipo de contrabando ou sei lá o quê. Enfim, essa parte toda, quem cuidou foi o Rogerio, porque de vez em quando, ele é mais organizado do que eu.

Ele a colocou num potinho desses de plástico, iguais aos famosos tapeware (???), mas que veio junto a um óleo Lisa que compramos quando fomos morar juntos. Por isso, quase que o nome da Mafalda visou Lisa (tem um adesivo grudado no potinho). Rogerio quebrou parte da tampa pra ela poder respirar e pegou uma pedra do vaso da nossa árvore, só pra ela de repente ter com o que brincar.

Pegamos Fernando e Moniquinha e paramos para o tradicional café da manhã na Provence. Primeiro estresse: será que ela não vai fugir do potinho enquanto estamos tomando café?? Devo confessar que fiquei o café da manhã inteiro pensando nisso.Lá pelas tantas até pedi pro Rogerio ir ver como ela está, mas ele não me deu muita bola: isso é nervosismo de mãe de primeira viagem, ela está bem. Terminamos o café, voltamos pro carro e era verdade: ela estava tranqüila em cima da pedra só nos esperando para seguirmos viagem.

São Francisco do Sul é uma ilha de Santa Catarina, pertinho de Joinvile, onde se encontra o terceiro principal porto do sul, depois de Paranaguá e acho que Itaguaí (não lembro o nome). Pra quem acompanha o blog, sabe que já estive por lá com a Moniquinha, mas que o Rogerio não conhecia e também lembra que da última vez, ficamos em Vila da Glória (parte do continente, também perto de Joinvile). Para o feriado de 1° de maio, resolvemos ficar na Ilha mesmo e mais pertinho da praia. Por motivos financeiros, digamos assim, escolhemos a Pousada do Xingu. Anos luz de distância de Ponta dos Ganchos e alguns quilômetros longe de qualquer outra pousada que já tenhamos passado, em termos que qualidade, mas nada impossível de ficar. Tinha frigobar (que acondicionou perfeitamente nossas Smirnoff Ice’s), TV, ar-condicionado e chuveiro elétrico, então estava quase perfeito.

No caminho, Mafalda estranhou um pouco. Talvez pelo o balanço do carro, ou pelo o pequeno espaço que ela tinha, só sei que eu não podia desgrudar os olhos dela, porque qualquer vacilo, ela pulava fora do potinho. E o momento de maior risco, foi quando a Moniquinha, num surto de boa vontade e consideração para com sua irmã mais nova, resolveu que deveria “carregá-la” um pouco. Claro que foi a cena mais engraçada da viagem, quando em um momento de distração, Mafalda encontrou o buraco do pote e resolveu colocar a cabeça pra fora. Moniquinha não sabia se me entregava o pote, se gritava, se tentava de alguma forma colocar a mão na Mafalda ou qualquer coisa parecida. Se a janela estivesse aberta, desconfio que para resolver seu problema, Moniquinha teria até jogado o potinho pela janela... Enfim, se fosse outra pessoa no volante, até um acidente poderia ter acontecido, mas era o Rogério e ele é sério pra caramba dirigindo, então não tivemos grandes problemas. Mafalda voltou para o meu colo e a viagem transcorreu sem grandes problemas.

Na pousada, pedi a dona Vera (dona da pousada ou encarregada de cuidar, e que num determinado momento nos assustamos com um possível topless, mas que era apenas o sutiã do biquíni perdido entre suas carnes) uma bacia para a Mafalda, afinal, parada ali naquele potinho durante três dias, ela não ficaria nunca!!! No dia seguinte, fomos motivos de piadas na Pousada. Primeiro foi o marido da Vera, o Hugo, que disse que ela não pode limpar nosso quarto por conta do animal feroz e depois porque quando ela me deu a bacia, eu falei: “acho que dá”. Com isso, ela pensou que Mafalda fosse enorme, só que eu disse isso, porque se a “aba” da bacia fosse um pouco menor, essa menina, ops, tartaruga, iria subir e sair. Ela é esperta e muuuuuito atrevida. Quando a Vera viu o tamanho da Mafalda, ela riu demais da minha cara...


Tivemos momentos muito simpáticos como quando Moniquinha e Fernando dialogavam com Mafalda no banheiro ou quando eles davam a comidinha dela, ou quando a colocamos para tomar sol. Bom, quer dizer, tirando a hora que a Moniquinha quis que Mafalda entrasse no mato e lá ficasse ou mesmo quando ela pensou em colocar a Mafalda junto com os gansos (tinham alguns gansos bem ao lado da nossa janela). Mas fora isso, a primeira viagem da Mafalda foi ótima!!! E na volta ela se comportou muitíssimo bem, sem ficar muito agitada, passou parte da viagem sentadinha em cima da pedra.

Nossa menina está crescendo e virando uma mulherzinha!!!

PS: amiguinhos, vocês não precisam ficar revoltados. Quando resolvermos "aumentar" a família da forma que vocês tanto imaginam, a comunicação será beeeem diferente.

Nenhum comentário: